![]() |
| Usina de Itaipu |
Perdeu os posts dos outros dias? A gente ajuda:
- Foz do Iguaçu - Preparação + Dia 1: Chegada
- Foz do Iguaçu - Dia 3: Parque das Aves + Cataratas (lado brasileiro)
- Foz do Iguaçu - Dia 4: Cataratas Lado Argentino + Puerto Iguazu + Marco das Três Fronteiras
- Foz do Iguaçu - Dia 5: Templo Budista e tempo sobrando
Manhã: Paraguai
IMPORTANTE: Leve sua identidade quando for ao Paraguai! Raramente pedem na fronteira, mas pode acontecer, e é bem comum pedirem nas lojas.
Eu recomendo ir ao Paraguai no primeiro dia porque se por algum acaso ao chegar la´você achar outra coisa que quer comprar mas não levou dólares suficientes, dá para voltar outro dia. Também recomendo ir de manhã porque a maioria das lojas abre e fecha bem mais cedo que no Brasil, costumam funcionar de 7h às 16h.
Esse é provavelmente o passeio mais variável de Foz e também por isso o que vai te exigir as decisões mais cuidadosas. Primeira decisão:
Como chegar no Paraguai?
Existem basicamente três jeitos principais:
1- De Ônibus
Aqui os pobres que ficaram perto do TTU serão exaltados. Tem um ponto de ônibus em frente ao TTU, do outro lado da avenida Juscelino Kubitscheck (é a maior, você vai saber) que atravessa a Ponte da Amizade e te deixa bem no meio da avenida principal de Ciudad del Leste. A passagem custa 15 reais para ir e mais 15 reais para voltar (sim, paga em reais e tem que ser em dinheiro).
É bem perto, mas considere de 40min a 1h para o trajeto de ida porque a ponte engarrafa muito e uns 20 minutos para voltar.
2- De Uber
Em termos de dinheiro não faz muita diferença em relação a ir de ônibus. A diferença principal é que o Uber não atravessa a Ponte da Amizade, então você vai ter que fazer isso a pé, cerca de 1km para ir e depois mais 1km para voltar. Como a ponte engarrafa muito, pode até ser uma boa ir a pé. Haha
ATENÇÃO: Considere na sua decisão o fato de que Ciudad del Este é um pouco caótica, pode ser que o seu 4G brasileiro não funcione lá para usar o Google Maps e mesmo que funcione, não é muito bom ficar andando com o celular à vista nas ruas. O que eu recomendo:
Primeiro, baixar o mapa da região para usar offline no próprio Google Maps, isso vai ser útil também na Argentina.
Segundo, pesquisar e memorizar antes de sair do hotel o trajeto da loja Mega Eletrônicos até as lojas onde você quer ir. A Mega Eletrônicos tem um letreiro bem grande no telhado, esse aqui:
Você provavelmente vai conseguir ver este letreiro ao descer do ônibus (fica do lado esquerdo do sentido que o ônibus chega, de costas para o Brasil) e chegando na Mega pode ir de lá para a loja que quiser.
Se parecer tudo complexo demais, tem a opção 3:
3- De tour de compras:
Varias agencias vendem esse passeio em Foz, nem é muito caro, mas é bem mais caro do que ir por conta própria. Ponto positivo: mais seguro. Ponto negativo: você vai precisar esperar todo mundo do grupo terminar as compras e isso pode demorar.
Eu e Meu Bem fomos de ônibus e passamos apenas na casa Nissei (mas demoramos lá), já sabendo o que comprar. Por isso não precisamos sair muito cedo e também não chegamos tarde, levamos cerca de 2:30h para tudo. Saímos às 08:30h e voltamos às 11h.
Alguns cuidados no Paraguai:
Evite comprar nas barraquinhas de rua. Mesmo que você não se importe de os produtos serem falsificados, existe um risco alto de você ser furtado enquanto conversa com um vendedor.
Muito menos converse com as pessoas que te abordam na rua, diga "no, gracias" e siga em frente. Evite ficar andando com coisas de valor à mostra ou no bolso de trás. Ninguém vai colocar uma arma na sua cabeça, mas furtos ão comuns.
Mesmo comprando dentro das lojas e mesmo nas mais confiáveis e recomendadas, SEMPRE teste os produtos antes de sair da loja (as próprias lojas costumam oferecer esse serviço) porque depois que saiu da loja já era, não tem mais troca nem devolução.
Almoço:
Mais um momento de glória para os pobres que optaram por ficar perto do TTU porque além dos ônibus temos também o Super Muffato, que é um grande supermercado. Além de comprar água e alguns lanches, aproveitamos para almoçar no self service deles que é bom, mas principalmente é barato. Paguei 22,50 reais com bebida, mas eu como pouco.
Lá também tem uma casa de câmbio bem recomendada e caixas eletrônicos, caso precise sacar dinheiro para os ônibus.
Itaipu Binacional:
Recomendo fazer Itaipu junto com o Paraguai porque é um dos poucos passeios que gastam só uma tarde. Outra opção seria o templo budista. É um passeio bem tranquilo de ir de ônibus normal de linha, tem 3 ônibus que passam lá:
102 Conjunto C Sul
104 TTU Vila C
![]() |
| Vertedouro de Itaipu |
![]() |
| Seria o mar? Não, é apenas a represa da usina |
![]() |
| A onça boladona do refúgio (relaxa, galera, ela tá na jaula) (Vocês acreditam que é uma onça pintada? Quem quiser entender vai lá fazer o passeio. Haha |
![]() |
| Pôr do sol na represa |
Jantar:
Quer ver os posts dos outros dias? Tá na mão:
- Foz do Iguaçu - Preparação + Dia 1: Chegada
- Foz do Iguaçu - Dia 3: Parque das Aves + Cataratas (lado brasileiro)
- Foz do Iguaçu - Dia 4: Cataratas Lado Argentino + Puerto Iguazu + Marco das Três Fronteiras
- Foz do Iguaçu - Dia 5: Templo Budista e tempo sobrando





Nenhum comentário:
Postar um comentário