![]() |
| A atração principal: As Cataratas do Iguaçu |
Vou colocar o roteiro completo e detalhado de 4 dias completos em Foz do Iguaçu.
Perdeu os posts dos outros dias? A gente ajuda:
- Foz do Iguaçu - Dia 2: Paraguai + Itaipu
- Foz do Iguaçu - Dia 3: Parque das Aves + Cataratas (lado brasileiro)
- Foz do Iguaçu - Dia 4: Cataratas Lado Argentino + Puerto Iguazu + Marco das Três Fronteiras
- Foz do Iguaçu - Dia 5: Templo Budista e tempo sobrando
IMPORTANTE: Nossa viagem aconteceu do dia 16 ao dia 21 de abril de 2024. Portanto, lembre-se que todos os preços descritos aqui se referem a esta época, ok?
Eu sou uma grande fã de Foz do Iguaçu como destino econômico. As passagens são bem mais baratas do que ir para o nordeste, por exemplo. Os hotéis e restaurantes também não são um absurdo e dá pra fazer quase tudo de transporte público. Tem muita coisa bonita pra ver, mas em 4 dias no máximo você resolve tudo. Viagens curtas gastam pouco dinheiro. Hahaha Ah! E de quebra ainda dá um pulinho em mais dois países. 10/10.
Qual a melhor época para ir?
Qualquer uma, na verdade. Em teoria, a primavera e o verão são mais quentes e faz mais sol, o que é bom porque tem passeios que molham, mas as cataratas costumam ficar mais vazias, o que é ruim. Outono e inverno faz frio, costuma chover mais, mas as cataratas ficam mais cheias. E agora o aquecimento global bagunçou tudo, então, por exemplo, eu fui no outono, peguei sol todos os dias, frio de manhã cedinho e de noite mas calor no resto do dia. Foi ótimo.
Destino decidido, passagens compradas (recomendo dar uma olhadinha na Open Milhas, volta e meia eles tem preços muito bons, principalmente para voos nacionais), o primeiro passo é escolher o hotel.
Do aeroporto para a cidade:
Tem Uber em Foz mas também tem um ônibus que liga o aeroporto às cataratas e ao centro, que é o 120 - Parque Nacional. Ele passa com frequência e a passagem custa 5 reais, vale a pena se não estiver com muita mala.
Teoricamente é possível pagar o ônibus com cartão de aproximação, mas não funcionou quando tentei, então recomendo levar dinheiro. Sim, como faziam os neandertais.
IMPORTANTE: O Google Maps NÃO FUNCIONA para o transporte público de Foz. A cidade tem um aplicativo próprio chamado Unico Foz Trans. Funciona igual ao Google Maps, você coloca pra onde quer ir, de onde quer sair e ele te mostra os onibus disponíveis e a rota que eles vão fazer para você acompanhar em que ponto descer.
HOTEL
Nós ficamos no Del Rey Quality Hotel, que não é noooossa que excelente um hotel de luxo, mas é bem ok. O quarto era de um tamanho razoável e bem limpinho, o chuveiro era excelente, tinha ar condicionado, um café da manhã bom (exceto o pão de queijo, melhorem, pessoal!), uma piscina aquecida, jacuzzi e um salão de jogos bem diferentão.
Apesar de todas essas coisas legais, o que mais influenciou na escolha deste hotel foi a localização. Ele é bem ao lado do TTU (Terminal de Transporte Urbano). Se você é pobre como eu, recomendo MUITO ficar nessa região porque tem ônibus para quase todos os pontos turísticos, inclusive para o Paraguai e a Argentina, saindo de lá. Coloca meu hotel no mapa e procura outros perto pra escolher o seu.
Se você for menos pobre e for andar de Uber ou de tour de agência, pode ficar na Avenida das Cataratas, que é a parte mais badalada. Um bom ponto de referência é a churrascaria Confins. Coloca ela no mapa e procura hotéis perto.
Para a minha estadia de 5 noites, eu e Meu Bem pagamos R$ 1292,25, ou seja, cerca de 130 reais por pessoa por noite.
ROTEIRO
DIA 1 - Chegada em Foz - dia incompleto
Normalmente eu pularia este dia porque é muito raro dar pra fazer algo nesse dia. Entre pegar voo, fazer escala, chegar no aeroporto, ir no hotel, fazer check in, costuma sobrar bem pouco tempo e energia para qualquer coisa. Mas em Foz, principalmente seguindo este rpteiro, tem uma coisa que PRECISA ser feita neste dia:
Comprar dólares.
Porque se tudo der certo, amanhã vocês irão ao Paraguai e o melhor jeito de fazer compras lá é com dólares. Lá aceita real, aceita cartão, mas acaba que a conversão e o IOF são piores do que a conversão na compra dos dólares no Brasil, que já é ruim. Se você quiser já sair da sua cidade com dólares, ótimo. Mas se não for fácil comprar, em Foz tem muuuuitas casas de câmbio, todas mais ou menos no mesmo preço.
Nós fomos em duas, na Cataratas Câmbio e na casa de câmbio do hotel Tarobá. A Cataratas Câmbio era um pouco mais barata.
Um detalhe importante: as casas de câmbio de Foz vendem dois tipos de dólares, o branco e o azul. Qual a diferença? O dólar branco, mais caro, é o oficial, vem com as notas novinhas e intactas. O dólar azul é o do mercado paralelo, mais barato, pode ser amassado ou danificado. As lojas do Paraguai só aceitam o dólar BRANCO. E caso sobrem dólares e você queira trocar de volta para reais, precisa manter as notas intactas do jeito que recebeu, senão vão te pagar a cotação azul.
QUANTOS DÓLARES COMPRAR?
Excelente pergunta. Meu conselho é que você veja antes, no site das principais lojas do Paraguai, o preço das coisas que você quer comprar. Não apenas para saber quanto dinheiro levar, mas também para ver se está valendo a pena comprar lá sem garantia e nota fiscal do que aqui no Brasil. Algumas das principais lojas são:
Jantar:
- Foz do Iguaçu - Dia 2: Paraguai + Itaipu
- Foz do Iguaçu - Dia 3: Parque das Aves + Cataratas (lado brasileiro)
- Foz do Iguaçu - Dia 4: Cataratas Lado Argentino + Puerto Iguazu + Marco das Três Fronteiras
- Foz do Iguaçu - Dia 5: Templo Budista e tempo sobrando

Nenhum comentário:
Postar um comentário